segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Cantata Infantil - Criados para adorar ao Senhor!

Cantata Infantil: CRIADOS PARA ADORAR AO SENHOR!

1. Objetivo: Mostrar Deus como criador de todas as coisas e que fomos criados para adorá-lo.

2. Personagens:
* Bia (Criança):
* Carol (Criança):
* Tia Ana:

3. Cenário: Caracterizado por uma paisagem de natureza.

INTRODUÇÃO: Entra Bia em cena cantarolando...

Bia: Que lindas flores! (Respira) Que perfume bom! Olha o céu que lindo azul!
Carol: (entra em cena olhando para Bia desconfiada.) Oi Bia!
Bia: Oi Carol (Entusiasmada)
Carol: Porque você está tão alegre? Já sei não lavou a louça que a mamãe pediu!
Bia: Não Carol não é isso não, Você não sabe? Olha que céu lindo! Olha lá o sol! Que calor gostoso ele nos dá. Tudo isso é tão belo que fico feliz!
Carol: Tudo aqui é muito lindo mesmo! (Pensativa) Quem será que fez tudo isso Bia? Deve ser alguém muito especial!
Bia: Olhe Carol! São crianças! Estão nos olhando enquanto apreciamos toda esta paisagem.
Carol: Quem sabe elas são capazes de nos ajudar? Vamos perguntar?
Bia: Oi criançada! Vocês sabem quem criou as flores, o céu, o coelhinho, o passarinho? Vocês sabem? (as crianças provavelmente responderão: “Foi Deus, foi Jesus...”).
Carol: Deus? Jesus?
Bia: Ah! Jesus... Eu já ouvi falar dele. Lá em casa se a comida queima no fogão, minha mãe fala assim: “Ai, Jesus!”.
Carol: A Puxa vida, agora quero saber quem é esse famoso Jesus...
Tia Ana: Oi crianças! Tudo bem?
Meninas: Oi tia! Tudo
Tia Ana: Sobre o que vocês estão conversando?
Carol: Nós estamos querendo saber quem é Jesus.
Tia Ana: Hum... Isso é fácil, acho que posso ajudar... Vocês querem mesmo saber quem é Jesus?
Meninas: Queremos!

1. Música: “Quem é Jesus?” – Crianças Diante do Trono.

Tia Ana: Jesus é amor, é paz, Jesus é o nosso amigo. Ele é uma pessoa e você pode acreditar Nele porque Ele é fiel!
Bia: Tem um problema. Você garante que Jesus é uma pessoa... Mas eu nunca vi Jesus... Como é que eu posso acreditar Nele?
Tia Ana: Escuta Bia, você já viu as árvores?
Bia: Claro!
Tia Ana: Então você já deve ter visto quando o vento balança as árvores, não é?
Carol: Sim. O vento balança as árvores... Eu já vi!
Tia Ana: E vocês vêem o vento?
Carol: Não, não vejo, não.
Tia Ana: Mas você sente quando o vento balança seus cabelos?
Sinto sim! O vento atrapalha todo o meu cabelo!
Tia Ana: Vamos fazer outro teste? Todo mundo respirando! (Se dirigir as crianças da igreja) E este ar que respiraram, vocês viram ele?
Bia: Já sei! O ar que eu respiro eu também não vejo, e nem por isso ele não existe!
Tia Ana: Isso mesmo, da mesma forma é com Jesus, nós não podemos vê-lo, mas sentimos o amor Dele por nós.
Carol: Tia, essas crianças aqui disseram que foi Deus quem criou todas as coisas... É verdade?
Tia Ana: Sim Carol, é verdade sim, Deus é o criador de todas estas coisas... Hum... Acabo de ter uma idéia! O que acham de ouvir uma história sobre a criação do mundo?
Carol: Historia? Oba! Eu amo ouvir histórias.
Bia: Eu quero ouvir conta, conta...
Tia Ana: Eu vou contar sim, eu e essas crianças lindas que estão aqui... Prestem atenção na canção que elas irão cantar...

2. Música: “Autor da Criação” – Crianças Diante do Trono

Bia: Caramba tia, Deus criou tudo isto em apenas 6 dias?
Tia Ana: Sim Bia, a Terra era sem forma e vazia, só havias trevas e no 1º dia da criação de Deus, Ele criou a luz e chamou de Dia e as trevas de noite.
Carol: Antes era tudo escuro? Não existia luz?
Bia: Ai eu tenho medo de escuro! (abraça a tia)
Tia Ana: Não precisam ter medo crianças, Deus é a nossa luz, e nós somos a luz do mundo!
Carol: Nós somos a luz do mundo?
Tia Ana: Sim, somos a luz do mundo, foi Jesus quem falou...

3. Música: “Acenda a Luz” – Crianças Diante do Trono

Bia: Eu quero ser a luz do mundo!
Carol: Eu também quero!
Tia Ana: Isso é fácil crianças, agora que vocês já conhecem a Jesus tem que contar a todos os seus amiguinhos da escola, da sua rua, sobre Ele, pra que todos saibam que Jesus é a nossa luz!
Bia: Vou fazer isso tia, vou contar pra todo mundo quem é Jesus!
Carol: Mas antes, conta pra gente, o que mais Deus criou?
Tia Ana: Ok! Vamos continuar nossa história. No segundo dia Deus criou o firmamento...
Meninas: Firmamento?
Carol: O que é isso?
Tia Ana: Deus chamou o firmamento de céu
Bia: Ah! Sim o céu é tão lindo
Tia Ana: Sabiam que se seguirmos direitinho os mandamentos que Deus nos deixou, um dia todos nós iremos morar lá?
Bia: Nossa! Morar no céu deve ser bom d+.
Carol: Deus é muito legal de ter criado algo tão lindo assim pra gente morar né?
Tia Ana: É verdade, Deus é bom D+ e é muito bom ter Jesus!

4. Música: “É muito bom ter Jesus!” – Crianças Diante do Trono

Carol: Estou muito feliz por ter a sorte de conhecer alguém tão bom!
Bia: Realmente é muuuiiitooo bom ter Jesus!
Tia Ana: Deus é tão bom que depois de ter criado o dia, a noite e o céu, no terceiro dia Deus criou Terra e os mares, ou seja, Deus criou a natureza.
Carol: Então foi Deus quem criou toda essa natureza linda! As plantas, as árvores, as flores?
Tia Ana: É foi Deus quem criou tudo isso...
Bia: Já sei eu tenho um trabalho de ciências pra fazer, tenho que levar pra escola uma plantinha com o caroço de feijão, agora que já sei que foi Deus quem criou todas as plantinhas vou pedir pra Ele fazer mais uma pra mim, Ele já fez tantas coisas, só mais uma vai ser molezinha pra ele...
Carol: Vamos tirar 10 nesse trabalho!
Tia Ana: (Risos) Crianças vocês tem uma imaginação viu! Se Deus fizer tudo por vocês não vão aprender nada, Deus é muito bom, mas Ele também é justo, a única coisa que Ele pode fazer por vocês é ajudar, somente isso.
Carol: Ah! Puxa Vida! Que pena...
Bia: Mas com a ajuda de Deus já fica bem + fácil né?
Tia Ana: Isso mesmo, orem e peçam ajuda a Deus para fazer o trabalhinho de vocês.
Carol: To com sede tia posso beber água
Tia Ana: Pode sim
Bia: Falando em água, foi Deus quem criou a água também?
Tia Ana: Sim, Deus criou os mares e consequentemente à água. Jesus disse também que ele é a água da vida e quem beber dessa água jamais terá sede...
Carol: Como é possível não ter sede?
Tia Ana: Existe uma sede dentro da gente e em nossos corações, sede de paz, de amor, de perdão, sede de alegria, que muitas pessoas buscam e não acham, pois só Jesus é a fonte que pode saciar nossa sede de ser feliz!

5. Música: “Sede de Deus” – Ludmila Ferber

Bia: Ah! Agora entendi porque Jesus é a água da vida
Carol: Basta você entregar seu coração a Jesus que ele saciará toda sua sede.
Tia Ana: Muito bem. Vejo que aprenderam direitinho.
Carol: Agora tenho ainda mais vontade de conhecer sobre esse Deus...
Tia Ana: Então vou te contar mais sobre Ele. No 4º dia, Deus criou o sol, a lua e as Estrelas.
Bia: O sol foi feito pra nos aquecer né tia?
Tia Ana: Sim Bia, e a lua e as estrelas foram criadas para iluminar a noite!
Carol: Ontem a lua tava cheia
Tia Ana: Ah! A lua cheia é linda né?
Bia: A lua cheia é redondinha igualzinho o Joãozinho lá da escola...
Carol: É mesmo tia, ele é redondinho... risos
Tia Ana: Crianças Deus não se agrada dessas brincadeiras... Para Deus todos são especiais, baixinho, grandão, gordinho, magrinho, loiro, moreno, negro... Todos pra Jesus são importantes... Não podem brincar assim com seus amiguinhos, isso pode magoar sabiam?
Bia: Desculpa tia Ana.
Carol: Prometemos que não vamos mais fazer isso...
Tia Ana: Muito bem! Sabe, isso me fez lembrar uma música, vamos cantar pra elas crianças!

6. Música: “Baixinhos e Grandões” Arautos do Rei

Bia: Já aprendi tia, todos nós somos importantes para Deus.
Carol: E do jeito que somos. Baixinhos ou grandões
Tia Ana: A boca de vocês tem que ser usada para abençoar e não para amaldiçoar, agora que aprenderam não irão mais brincar assim certo?
Meninas: Certo!
(Entra uma criança vestida de sapinho em cena)
Meninas: Ai ai tia socorro... Um sapo um sapo!
Tia Ana: Ai meu Deus um sapinho... Ele deve ter vindo daquele rio ali, pode deixar comigo que vou devolver ele no rio.
Carol: Mata ele tia
Bia: Ele vai voltar pra cá
Tia Ana: Meninas, não devemos maltratar os animais Deus nos ensinou a amar os animais...
Bia: Deus ama todo mundo mesmo...
Carol: Até os sapos!
Meninas: Eca!
Tia Ana: Bom, agora que já foi tudo resolvido podemos continuar a historia?
Meninas: Podemos
Tia Ana: No 5º dia da criação de Deus, ele criou os animais marinhos como os peixes e os sapinhos e também criou os animais que voam, como as aves e os pássaros.
Carol: Então foi Deus quem criou todos os animais?
Tia Ana: Sim no 5º e no 6º dia Deus criou todos os animais.

7. Música: “Quem foi que fez?” – Elaine de Jesus

Bia: (Pensativa) Estava pensando, e a gente tia, quem criou?
Carol: Nossa mãe né Bia! Dã dã...
Tia Ana: (risos) Não Carol, quem nos criou foi Deus.
Carol: Deus? E nossas mães?
Tia Ana: Nossas mães foi Deus quem criou também, ele as criou para cuidar de nós.
Bia: Ah! Sim tia agora entendi
Tia Ana: No 6º dia Deus criou os animais e criou o 1º homem
Carol: Qual era o nome dele tia?
Tia Ana: O nome dele era Adão, ele foi criado do pó da Terra, e também foi Adão quem escolheu o nome de todos os animais da Terra.
Bia: Que legal! Eu também escolhi o nome do meu cachorro, o nome dele é costela...
Tia Ana: (Risos) que nome engraçado Bia... Por que esse nome?
Bia: Porque quando encontrei ele na rua, era tão magrinho que aparecia todas as suas costelas...
Carol: Mas agora que cuidamos dele, o nome dele ficaria bolota, de tão gordinho que ele está.
Tia Ana: (Risos) Que legal crianças, vocês cuidaram do cachorrinho que estava precisando de ajuda... Deus fica muito feliz com essa atitude meninas... Mas, sabe que o nome do cachorro de vocês me fez lembrar que depois que Deus criou Adão, Ele viu que ele estava muito só, por isso criou uma mulher para ser sua companheira, e sabe da onde ela foi criada?
Meninas: Da onde? Da onde?
Tia Ana: Da costela de Adão
Bia: E qual era o nome dela tia? Costela?
Tia Ana: Não Bia, seu nome era Eva...(risos)
Carol: É bom saber que foi Deus quem me criou! Eu sou o fruto da criação de Deus!

8. Música: “Fruto da Criação” Prisminha

Carol: Deus é mesmo o mestre o mestre da criação! E temos de adorá-lo!
Tia Ana: Sim, Deus é o mestre da criação... Só Deus é o único que tem o poder para fazer que do pó da Terra seja criado um homem e da costela deste homem uma mulher. Pena que nos dias de hoje as pessoas não valorizam a criação de Deus, e destroem as árvores, os animais e até mesmo os homens.
Bia: Não podemos destruir a criação de Deus, se não Deus fica triste...
Carol: Ao invés de destruir devemos agradecer...
Tia Ana: É verdade, tantas coisas Deus fez por nós, vamos agradecer a Ele?
Meninas: Vamos tia.
Tia Ana: Então orem comigo...
Meu Jesus, muito obrigada por ter me criado.
Obrigada por cuidar de mim.
Quero consagrar a ti a minha vida, que ela seja somente para ti adorar!
Amém.

9. Música: “Muito Obrigado” – Crianças Diante do Trono

Bia: Deus é maravilhoso!
Carol: Eu amo Jesus!
Bia: Tia eu estava pensando, depois de tudo que Deus criou Ele não descansou não?
Tia Ana: Sim Bia, no 7º dia Deus descansou, pois ele viu que tudo que ele havia criado era bom.
Carol: Tudo que Deus faz é bom
Bia: É bom d+
Tia Ana: E ai, gostaram da história sobre a criação de Deus? (Se dirigindo as crianças da igreja)
Bia: Eu gostei tia
Carol: Eu também
Tia Ana: Que bom que gostaram e assim conheceram e aprenderam um pouco mais sobre este maravilhoso Deus! Fomos criados para adorar ao Senhor, o que acham de adorarmos a Deus agora?
Meninas: Sim, vamos adorar ao Senhor!

10. Música: “Para adorar ao Senhor!” – Crianças Diante do Trono

Adaptação: Leticia

Nenhum comentário:

Postar um comentário